Registro de Domínio

Registro de domínio, essa é uma das primeiras coisas que você deve pensar!

O registro de domínio na internet é uma das primeiras etapas para que você possa fazer marketing digital. Ter um domínio próprio permite que você faça uma série de coisas legais, tais como:

  1. Utilizar um e-mail @domínio.com.br;
  2. Ter um site ou uma página de contato;
  3. Você pode redirecionar o seu domínio para a sua página em alguma rede social!

Algumas coisas que você deve saber sobre registro de um domínio são:

Posso comprar um domínio?

A resposta é não, você não compra um domínio, por isso o nome é registro de domínio e não compra de domínio, o que você faz é alugar um domínio!  Quando você faz o registro de domínio ele nunca será efetivamente seu, o que você possui é o direito de usar o domínio durante o tempo em que você estiver pagando por ele. Essa não é uma regra nossa ok, não é a Webgenium que estabeleceu isso, são as entidades que regulamentam os domínios que funcionam dessa forma.

Qual a diferença entre um domínio .com e um domínio .com.br?

Tecnicamente falando não existe diferença alguma entre as TLD (Tld são as últimas letras depois do primeiro “pronto” em um domínio! Tudo o que você quiser fazer com um .com.br você também poderá fazer com um .com.

Psicologicamente falando existe um fator social, as pessoas já associaram que quando o domínio termina com .br significa que o site é brasileiro, efetivamente isso não é verdade, o que isso realmente significa é que o domínio .br está sempre associado com um CPF ou CNPJ, mas o site não necessariamente está no Brasil ou é de um brasileiro. De qualquer forma, nós sempre recomendamos que empresas brasileiras tenham domínios que terminem com .br

Quanto tempo demora pra registrar um domínio e ter os meus e-mails funcionando?

Aproximadamente 24 horas, esse é o tempo de realizar o registro, efetuar o pagamento, fazer as configurações técnicas, somos super rápidos nisso!

Posso registrar do domínio no meu CPF?

Sim, mas essa é uma regra recente! Lá no início dos anos 2000 apenas era possível registrar um domínio em um CNPJ, mas ainda bem que essa regra foi alterada, agora, você pode registrar um domínio no meu CPF.

Eu posso transferir o meu domínio para outro CPF ou outro CNPJ?

Sim, desde que o CNPJ ou CPF que é o proprietário atual do domínio concorde com isso. Existem procedimentos administrativos para a transferência da titularidade de domínios, nós temos bastante experiência com esse tipo de operação, entre em contato que te ajudaremos com isso.

Quando eu fiz o site pela primeira ver a empresa que registrou o domínio colocou o meu domínio no CPF ou CNPJ deles, e agora?

Essa é uma prática infelizmente comum, sempre tem uns safados que fazem essas barbaridades, o problema é que nesse caso, você empresário que efetivamente tem a empresa fica “refém” da empresa que registrou o seu domínio. Existem exceções, e nesses casos nós sempre recomendamos que seja feito um contrato explicitando que a posse efetiva do domínio é da empresa contratante e não da agência ou pessoa que registrou o domínio! Se a empresa que registrou o domínio não fizer de livre e espontânea vontade os procedimentos de transferência a única alternativa são as vias legais, mas nós também podemos te ajudar com isso, basta entrar em contato.

Eu não paguei o meu domínio e agora meu site não abre, o que fazer?

Se o seu domínio terminar com .br existe um processo chamado de descongelamento de domínio, demora mais ou menos 30 minutos para que seu site volte a funcionar depois dessa operação, agora, se o seu site for .com .net ou outros TLDs do mesmo nível, ai a coisa pode ser um pouco mais complicada, entre em contato que tentaremos te ajudar.

Como faço para saber a situação do meu domínio?

Se o seu domínio for .br basta você acessar o endereço registro.br e digitar o seu domínio na caixa de pesquisa, nos resultados você terá várias informações sobre a situação atual do mesmo! Na imagem abaixo você pode observar que o domínio webgenium.com.br está vinculado ao nosso CNPJ e que a data de expiração, ou seja, ele está alugado até o dia 07/02/2019, se até essa data o domínio não for renovado o site e os e-mails ficarão offline.

Registro de domínio

Tem um projeto para nós?

Solicite seu Orçamento!

Ficaremos felizes em atendê-lo.

Fale conosco! (45) 3333-6266