4 dicas para melhorar a taxa de conversão dos formulários do seu site

4 dicas para melhorar a taxa de conversão dos formulários do seu site

Como melhorar a taxa de conversão dos formulários do seu site? Esse é o tema principal do post de hoje!

Os formulários do seu site são um dos principais canais de conversão de visitantes em clientes, portanto, não subestime a relevância dos formulário do seu site. Nesse post traremos algumas dicas sobre como melhorar a taxa de conversão dos formulários do seu site. Mas, antes de prosseguirmos temos que entender o que é um formulário.

O que é um formulário?

Um formulário é qualquer mecanismo que exista no site que permita ao visitante de forma intencional entrar em contato através da inserção (digitação ou clique) de dados em campos de texto, botões, caixas de seleção. Existem diversos formatos de formulários, os formatos variam de acordo com a intenção que sem tem durante o processo de coleta de dados do usuário. Abaixo você verá alguns exemplos de tidpos de formulários.

Exemplo 1: no formulário abaixo temos um exemplo clássico de formulário que o visitante de um site preenche quando ele quer entrar em contato com a empresa

Formulário de contato de um site

Exemplo 2: o formulário abaixo é um exemplo de formulário onde queremos coletar dados de um visitante que tem interesse em um material ou conteúdo que estamos disponibilizamos! Nesse caso, o visitante que tem interesse em obter o e-book sobre o método deverá preencher os campos com o seu nome e e-mail para depois possamos entrar em contato com o cliente!

Formulário para baixar e-book

Exemplo 3: nesse último exemplo mostraremos um formulário com um único campo que é usado para que o visitante entenda e aceite as políticas de uso de cookies e compartilhamento de dados por parte da empresa.

Formulário aceitar cookies no site

Perceba então que existem diversas formas de se formatar um formulário dentro do teu site, e o formato do formulário variará de acordo com o tipo de dados e com o contexto onde o formulário esta inserido, porém, existem algumas dicas gerais que podemos dar sobre como melhorar a taxa de conversão dos formulários do seu site.

Dica número 1 – Inclua no formulário apenas campos extremamente necessários!

Quando vamos criar um formulário, por exemplo um formulário de orçamento, nesse caso temos a tendência natural de incluir diversos campos ao formulário, campos como: endereço; CEP; cidade; estado; etc. Todos esses campos tem por objetivo facilitar o nosso trabalho na hora de responder ao cliente, porém, muitas vezes esse cliente acaba não  entrando em contato pois acha o formulário muito longo para ser preenchido. Imagine você no telefone celular no meio do trânsito querendo um orçamento mas tendo que preencher 10 campos para que isso ocorra? Inviável não!

Nossa sugestão é a seguinte: durante o processo de definição dos campos do formulário olhe para cada um dos campos do formulário e pense o seguinte “se essa informação deixar de ser solicitada existisse eu ainda assim conseguiria entrar em contato com o cliente e prestar um bom atendimento para ele ?” Se a resposta for sim, então remova o campo, se a resposta for não então mantenha o campo.

Dica número 2: Ofereça algo após o preenchimento do formulário

Preencher o formulário de um site é a maior prova de interesse que o cliente pode dar pelo seu produto ou serviço, então, se o cliente gastou o tempo dele preenchendo o formulário é importante que esse tempo seja recompensado de alguma forma. Mas, o que você pode oferecer ao cliente que acabou de preencher um formulários? Alguma sugestões são:

  • Cupom de desconto: se você tem uma loja virtual, uma excelente oportunidade de converter esse visitante em um cliente é oferecer algum tipo de benefício para ele, como por exemplo um cupom de desconto;
  • Link para blog: se o seu site é institucional, uma coisa que você pode fazer é oferecer links para o seu blog ou para alguma matéria que você sabe que provavelmente o seu cliente gostará.

Dica número 3:  Periodicamente verifique se os formulários do site estão funcionando

Muitas vezes podemos percebemos que um formulário deixou de funcionar apenas muito tempo depois disso ter acontecido, e com isso muitos contatos podem ter sido perdidos e isso pode custar alguns milhares de reais, mas por que um formulário deixaria de funcionar corretamente se ele estava funcionando antes? Abaixo vamos apresentar alguns problemas comuns que afetam o funcionamento de um formulário.

  • Troca de senha do e-mail: para que os dados que o cliente preencheu no formulário chegue até a caixa de e-mail da empresa, é necessário que exista uma conta de e-mail responsável pelo envio desses dados, e, se essa conta de e-mail tiver a senha trocada, então, ocorrerá um erro no envio do contato do cliente!
  • E-mail removido: outra coisa muito comum é o casos em que foi configurado o formulário de envio usando uma conta que é de um funcionário da empresa, nesse caso, quando esse funcionário sair da empresa a conta de e-mail dele será desativada e com isso o e-mail do site parará de funcionar.
  • Alguma validação pode ter deixado de funcionar: existem sistemas externos de validação de e-mal, como captchas e sistemas de anti-spam por exemplo, caso você esteja usando algum desses serviços no formulário do seu site e esse serviço deixa de funcionar o seu formulário também para de funcionar!

Visto que existem diversos problemas que podem fazer com que o formulário do seu site pare de funcionar, só existe uma forma de prevenir isso, e essa forma é testando os formulários periodicamente! Ou seja, de tempos em tempos você mesmo deve preencher o formulário do seu site e verificar se o e-mail está chegando corretamente na caixa de entrada do responsável por responder os clientes que pedem informações pelo site!

Dica número 4: Responda rapidamente o cliente!

Uma vez que você recebeu o e-mail do cliente, o tempo de resposta é fundamental para que o cliente perceba que a empresa ao qual, em muitos caos, ele ainda não conhece é uma empresa séria. Aqui na Webgenium, por exemplo, nós procuramos responder os e-mail que são enviados pelo cliente através do nosso site em no máximo 10 minutos! Já ouvi vários clientes do outro lado da linha dizendo: – nossa, que rápido vocês me ligaram! Esse pronto atendimento já quebra uma barreira de resistência do cliente e mostra que a Webgenium preza pela agilidade no atendimento ao cliente!

Um outro problema comum que impede respostas dos cliente, e isso é muito comum também, ocorre quando ninguém mais lê ou usa o e-mail configurado como destino no formulário do site. Isso pode ocorrer por diversas razões, mas, em geral, ocorre quando o funcionário que era responsável pelas respostas dos contato do site é desligado da empresa, então, fique sempre de olho em qual é o e-mail de destino do contatos do seu site!

Se você está tendo problemas com os formulário do seu site, o número de contatos é pequeno ou você gostaria de aumentar o número de fechamento de negócios vindos do site, então, fale conosco, estamos sempre dispostos a ajudar nossos clientes e parceiros a crescer!

 

 

 

Os comentários estão encerrados.

Tem um projeto para nós?

Solicite seu Orçamento!

Ficaremos felizes em atendê-lo.

Fale conosco! (45) 3333-6266